Um projeto social transformador é todo aquele projeto que tem como objetivo transformar positivamente alguma realidade social, ou de um grupo de pessoas mediante a realização de ações planejadas a partir de objetivos e resultados a serem alcançados. Realizadas para e com um público definido, com recursos e tempo limitados. Neste artigo, vamos ver os benefícios da elaboração de um projeto social, o elemento que não pode faltar em um bom projeto e quais são os benefícios do processo participativo na elaboração e gestão de projetos sociais .

Confira a seguir!

O que é um Projeto?

Para compreender a palavra “projeto” iremos identificar a sua origem. Projeto é uma palavra oriunda do termo latim projectum que significa “algo lançado à frente”. Ou seja, está relacionado com o futuro, algo que ainda será realizado. Um plano. Uma intenção. Um empreendimento que será realizado a partir de algumas definições predefinidas.

Um projeto nasce de uma ideia, de um desejo, de uma paixão ou interesse de realizar algo. E diariamente inúmeros projetos são criados por pessoas comuns, como eu, como você! Não é necessário ter nenhum super poder para desenvolve-los, mas sim: coragem, ousadia e determinação e uma metodologia que auxilie na condução adequada das ações.

Portanto, um projeto é uma ação estrategicamente planejada, com um objetivo predefinido, e com tempo e recursos limitados. Na área de projetos sociais, a partir da minha experiência de mais de 20 anos atuando nesta área, afirmo que um projeto social é uma poderosa ferramenta de transformação social.

Então? O que é um projeto social transformador?

O que é um projeto social transformador?
O que é um projeto social transformador?

Projeto social transformador é todo aquele projeto que tem como objetivo transformar positivamente alguma realidade social, ou de um grupo de pessoas mediante a realização de ações planejadas a partir de objetivos e resultados a serem alcançados. Realizadas para e com um público definido, com recursos e tempo limitados.

São iniciativas que se elaboradas e desenvolvidas com a comunidade local ampliam a cidadania e a consciência social dos indivíduos, envolvendo-os na construção de um futuro melhor.

Quais são os benefícios de desenvolver ações a partir de projetos sociais

Os projetos dão um “chega pra lá” na improvisação, a partir do momento em que as ações sociais são planejadas e realizadas com objetivos definidos. E, na medida em que são realizadas são monitoradas. A probabilidade de alcançar os resultados esperados aumenta consideravelmente.

Quando bem estruturados tem uma grande capacidade de mobilizar parcerias, pessoas e recursos, pois sua estruturação permite uma administração prática e transparente dos recursos.

Geram credibilidade na comunidade local onde é desenvolvido e na rede de apoiadores, devido ao alcance dos objetivos pretendidos.

São espaços de construção de conhecimentos contínuos, a partir do processo de monitoramento e avaliação participativa ao sistematizar as experiências vivenciadas.

A partir das ações planejadas estrategicamente favorecem a participação e a contribuição do público beneficiado no próprio projeto, gerando desta forma o empoderamento das pessoas envolvidas.

Pessoas vibrando com os resultados do projeto
Participação e contribuição

Independentemente das ações que serão realizadas, para desenvolvê-las serão necessários recursos financeiros. Neste sentido, o projeto social estruturado servirá como uma espécie de contrato entre quem implementa e quem apoia e/ou financia um projeto social.

Projetos é uma ferramenta metodológica testada e utilizada amplamente em todo o mundo e nas mais diversas áreas: na educação, na indústria, na agricultura, são algumas delas. A área social se beneficia por todo o conhecimento adquirido por estas e coopera com elas a partir de suas experiências.

Realizar ações mediante o desenvolvimento de projetos sociais é uma das formas mais adequadas para viabilizar as transformações desejadas.

O elemento que não pode faltar em um projeto social transformador

Embora sejam muitos os elementos importantes para o sucesso de um projeto social. E, aqui consideramos como sucesso a geração de transformações positivas e duradouras junto a realidade impactada por um projeto, independente de sua abrangência, destacamos a participação como elemento principal. Funciona como o fermento na massa. A participação amplia de maneira poderosa o desenvolvimento de um projeto.

O que significa participação? No sentido mais amplo, participação significa o envolvimento de pessoas nos projetos. E, a partir de muitas experiencias vivenciadas, compreendemos que é extremamente relevante a participação nos momentos de planejamento, implementação, monitoramento a avaliação, ou seja, em todos os momentos de um projeto.

Os benefícios do processo participativo na elaboração e gestão de projetos sociais são:

Aumenta o sentimento de apropriação do projeto por parte das pessoas beneficiadas, o que aumenta a probabilidade dos objetivos do projeto serem alcançados.

A participação das pessoas beneficiadas pelo projeto no momento da elaboração do projeto certamente irá aumentar a receptividade do projeto, e os recursos e esforços serão direcionados para as necessidades mapeadas.

Proporcionará o acesso a conhecimentos e habilidades locais que poderão ser aproveitadas em benefício do projeto.

Promoverá um maior comprometimento das pessoas para com o projeto.

Empodera e eleva a confiança das pessoas envolvidas, porque participando, refletindo, discutindo a respeito do projeto as pessoas desenvolvem suas habilidades, o que já é um ganho extraordinário na implementação de um projeto.

Auxilia para a maior transparência e prestação de contas, pois as informações são compartilhadas e as decisões são tomadas de forma participativa. As informações centrais do projeto não são guardadas para um grupo seleto de pessoas.

Embora não seja a garantia de sucesso de um projeto, a participação, sem sombra de dúvidas, é um elemento precioso. Não é algo fácil. Os processos decisórios podem ser mais lentos, demorados e é possível que interesses diversos surjam. O importante é definir qual o nível de participação é a melhor também considerando os diferentes tipos de participantes.

Abraço sororal!

Gisele Mello

4 Responses

    1. Exatamente, Paulo Nishi.
      O processo participativo é determinante. E eu diria mais. O próprio processo de participação é transformador para os envolvidos.
      Obrigada pelo seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *